top of page

A RAÇA PUG

Puppy Diamond's é um pequeno canil dedicado à criação da raça.

Há muita controvérsia em torno do surgimento da raça Pug, mas em geral se aceita que tenha se originado no oriente, mais especificamente na China, pois foram encontrados cães parecidos em monastérios Budistas por volta de 1700 a.C. (alguns dizem 4000 a.C.).

Os primeiros pugs pertenciam aos imperadores chineses e foram, portanto, criados em meio a muito luxo nos palácios imperiais. Naquela época não existia a raça Pug como é visto hoje. Seus ancestrais de caras achatadas, que eram chamados de Lo-Chiang-Sze, ou apenas Lo-Sze, também foram os ancestrais de outras raças de caras achatadas, como o Pequinês.

Na China antiga, uma das características mais importantes de um Pug era ter a "Marca do Príncipe", ou seja, algumas rugas na testa que simulavam a palavra "Príncipe" na escrita chinesa.
A chegada do Pug ao Ocidente ainda é um mistério, mas estudiosos parecem concordar que deve ter chegado à Europa durante as grandes navegações ocorridas no século XVI, levado primeiramente para Holanda pela Companhia das Índias e, posteriormente, para a Inglaterra e vários outros países europeus. Por isso, os ingleses se tornaram responsáveis pela definição do padrão da raça e pela seleção dos exemplares que representam esse padrão. Uma vez difundido na Europa, o Pug não custou a conquistar a nobreza daqueles países, passando a ser considerado um símbolo de riqueza e ostentação.

Depois da Europa, o Pug surgiu nos EUA, onde se tornou cada vez mais popular como cão de companhia (ou "Toy" nos EUA).
No Brasil, os primeiros Pugs chegaram durante a década de 50, mas não houve um grande desenvolvimento em relação à criação. Foi apenas nos anos 80 que o número de importações começou a crescer significativamente e o exemplar brasileiro ganhou maior qualidade. No final dos anos 90, com o aparecimento de uma Pug chamada "Inês" na novela das oito da TV Globo, "Por Amor" do autor Manoel Carlos, a raça começou a conquistar um número crescente de admiradores no Brasil, pois o carisma da "Inês" encantou o público infantil e adulto.

Outra curiosidade envolvendo a raça é a profusão de nomes adotados nos diferentes países. Na Alemanha, eram chamados de Mops, que significa "de aspecto franzido" ou resmungão. Na Holanda eram chamados de Mopshond (rosnar).  Já na França eram conhecidos como "Carlin", por causa do tipo físico exótico que lembrava um ator célebre no papel de Arlequim, com cujo rosto redondo de máscara preta tinha certa afinidade. Os italianos adotaram o nome "Carlino", enquanto os ingleses batizaram a raça de "Pug" ou "Pug-Dog", isto é, "coisa diminuta", "cão diminuto". Muitos afirmam que o nome Pug (nariz achatado) deriva da expressão facial que se assemelha aos macacos Marmoset, pets muito populares por volta de 1700 a.C., que eram conhecidos como Pugs.

Devido às suas excelentes características, o pug tem o maior número de registros de pedigree entre as raças puras.

  • Facebook Social Icon
Puppy Diamond 's

USAMOS E RECOMENDAMOS

 

 

 

 

 

 

© 2014-2016 Puppy Diamond's Kennel - Todos os direitos reservados
Campinas - São Paulo - Brasil - Telefones: (19) 33874271 - Celular: (19) 994207545
Email: puppydiamonds@outlook.com

bottom of page