


Puppy Diamond 's Kennel

A CHEGADA DO FILHOTE.
Quando chega um filhote em casa é uma festa e todos exageram nos agrados e mimos. Tudo bem nos primeiros dias, pois o filhote inicia uma vida completamente diferente; vai sentir falta da mãe e dos irmãos. Mas é preciso lembrar que um cachorro se desenvolve a passos largos e se adapta rapidamente. Um cão atinge sua maturidade muito antes do que a maioria das pessoas imagina - com um ano já é adulto.
Passada a euforia da chegada do filhote, lá pelo terceiro dia, torna-se necessário estabelecer os limites de sua nova vida. É preciso determinar os lugares onde irá comer, dormir, brincar e fazer suas necessidades. Também é hora de começar a deixá-lo um pouco sozinho, de acostumá-lo a passar algum tempo sem alguém por perto, para que não fique estressado quando os outros membros saem de casa.
LIMITES E DICAS DE CRIAÇÃO.
Todo ser em formação precisa de limites, seja humano ou animal.
Após os primeiros dias de acolhida ao novo filhote, é hora de colocar sua vida em ordem.
Saber Quem Manda
A primeira coisa é lembrar-se de que você é o dono, é você que manda. É o líder da matilha, falando em termos do instinto animal. Não deixe que o filhote manipule você. Pode parece cruel, mas não é, pois o filhote será mais feliz se souber o que se espera dele. Em uma matilha de cães, o cão alfa manda, os outros obedecem. É a lei da natureza.
Restrição de Espaço
Restrinja seu espaço, não o deixe perambular pela casa o tempo todo, senão fatalmente irão acontecer aqueles acidentes desagradáveis, tais como poças de xixi e montinhos de fezes, assim como outros problemas mais destrutivos, como tapetes e móveis roídos. Deixe-o circular pela casa quando estiver por perto para ensiná-lo sobre o que pode fazer e o que não pode fazer.
Em um espaço menor é possível treiná-lo a usar o jornal ou tapete higiênico mais facilmente. Não esqueça de elogiá-lo quando fizer suas necessidades no lugar certo, nem de repreendê-lo quando as fizer fora.
Voz de comando
O filhote obedece ao tom de sua voz e não às palavras ditas.
Além do tom de voz adequado, os comandos devem conter uma ou duas palavras, não faça um discurso, pois isso apenas confundirá o animal.
Repreenda-o com voz firme, não grite.
Elogie-o com voz calma e agradável.
Nunca esqueça de elogiá-lo muito, muito, quando fizer o que pediu.
Horário para Alimentação
No começo deixe seu pote com ração o dia todo; por volta de três meses, passe a servi-lo 4 vezes ao dia, em horários determinados; aos quatro meses, passe a 2 vezes ao dia, de manhã e de tarde, mas sempre no mesmo horário.
Passeios
Espere que tenha tomado todas as vacinas antes de levá-lo a passear, sempre com coleira e guia.
Socialização
Embora o filhote fique meio tímido diante estranhos, deve introduzi-lo, aos poucos, a outros humanos e cães, para que vá se socializando e não se torne um cão tímido ou agressivo.
Brincadeiras
Brincar com ele também faz parte de sua socialização, além de torná-lo muito mais alegre e companheiro.





